Os Benefícios do Canto

0
470
[Total: 1    Média: 2/5]

Você provavelmente já ouviu a frase: “quem canta seus males espanta”, certo? Muito mais do que diz a sabedoria popular, hoje os benefícios do canto já são comprovados cientificamente.

seta-verde-direitaCurso de Violão Grátis Para Iniciantes

A ciência já comprovou, por exemplo, que a música reage de maneira positiva em nosso cérebro trazendo os mais diversos benefícios, seja para o nosso corpo ou para nossa mente.

Descubra abaixo quais são os principais benefícios oferecidos pelo canto:

  1. Diminuição do estresse

Nas últimas décadas, o modo de vida das pessoas mudou muito. Hoje as pessoas têm tantas obrigações e fazem tantas coisas ao mesmo tempo, que raramente tem tempo para o lazer. Dessa forma, não ficar estressado algumas vezes ao longo da semana é quase impossível.

Segundo diversas pesquisas o canto pode ser uma ótima opção para diminuir o estresse causado pela correria e pela rotina. Além de ajudar a diminuir o estresse, o canto também ajuda a relaxar nos momentos de tensão, por isso colocar uma música e cantar como se ninguém estivesse ouvindo no trânsito, por exemplo, pode ser uma ótima forma de extravasar e até mesmo melhorar o humor.

seta-verde-direitaCurso Online Artista Digital, Seu Sucesso Começa AQUI

  1. Eleva a auto-estima e diminui a timidez

O canto também é altamente indicado para promover a melhora da auto-estima e diminuir a timidez. A prática é até mesmo indicada para crianças que precisam melhorar esses dois aspectos por psicólogos e terapeutas. No entanto, os benefícios da prática podem ser aproveitados por pessoas de todas as idades.

  1. Melhora da respiração

Cantar também interfere de forma positiva em nossa respiração. Isso porque é preciso respirar da maneira correta para alcançar as notas mais altas ou ainda para sustentar as notas por mais tempo.

Quando fazemos exercícios de respiração numa aula de canto, por exemplo, esse tipo de respiração, mais profunda e controlada, acaba sendo repetida durante a aula. No entanto, porque nos acostumamos com esses exercícios, acabamos realizando esse tipo de respiração ao longo do dia também, o que é ótimo para os sistemas nervoso e para o sistema circulatório.

  1. Melhora da postura

Além de melhorar a respiração e como conseqüência disso, o canto também melhora nossa postura. Isso porque para respirar melhor somos obrigados a manter a postura ereta e, com o tempo, nosso corpo se acostuma a mantê-la dessa forma.

  1. Melhora da atenção, concentração e memória

Quando cantamos usamos essas três habilidades básicas: atenção, concentração e memória. E a boa notícia sobre elas é que quanto mais você as usa, melhores serão os resultados oferecidos por elas. Por isso, o canto também pode ser uma forma de treinar e melhorar seu desempenho nesses três quesitos.

  1. Aumento da imunidade

Um estudo realizado na Alemanha com membros de um coral comprovou que quando cantamos o nível de imunoglobulina A, substância responsável pela imunidade, em nosso corpo se eleva, garantindo o aumento da imunidade e nossa resistência contra as doenças.

O Curso Os Pilares do Canto Vai Transformar Você em um Vocalista PROFISSIONAL Com as Ferramentas Mais ATUALIZADAS da Ciência Vocal em 12 SEMANAS

setas

Quer Aprender Como Estudar Canto da Maneira Certa?

Segundo os especialistas no assunto, não há diferença entre cantar diante de uma platéia inteira ou cantar no chuveiro durante o banho. Além disso, também não importa o gênero da música que você canta, ou mesmo se você canta de modo afinado ou não.

Os benefícios do canto podem ser sentidos por qualquer pessoa, independente dos fatores acima.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here